Heráclito defende pauta comum em defesa do Nordeste

//Heráclito defende pauta comum em defesa do Nordeste

Em aparte ao líder do PSB na Câmara, deputado Tadeu Alencar (PE), o deputado Heráclito Fortes (DEM/PI) destacou a importância de uma pauta comum em defesa do Nordeste como um todo. O parlamentar piauiense se referia, especialmente, à Transnordestina, ferrovia projetada para ligar o Porto de Pecém, no Ceará, ao Porto de Suape, em Pernambuco, passando pelo estado do Piauí, mais precisamente no município de Eliseu Martins, nos cerrados piauienses. A obra, com mais 1.700km de extensão, foi lançada em 2010, no governo Lula, e até agora não foi concluída e nem tem previsão de conclusão.

“Eu tenho um sonho que é o mesmo de V.Exa.: ver a Transnordestina concluída e transportando riquezas do meu Piauí para o Porto de Suape. Essas obras ficaram paradas ao longo do tempo e vamos esperar que agora o novo governo tenha a sensibilidade de dar reinício às obras, o mais rapidamente possível, para sua conclusão”, disse Heráclito, que aproveitou a ocasião para elogiar o amigo de parlamento reeleito nas últimas eleições.

Em seu pronunciamento, o deputado Tadeu Alencar chamou a atenção para assuntos de interesse da região nordeste, e destacou ser indispensável um debate sobre as potencialidades e vulnerabilidades da região que já foi considerada um problema brasileiro e hoje faz parte da solução nacional.

“Nos tempos de bonança econômica, respondeu com crescimento maior do que o Brasil. As potencialidades várias, em especial na indústria do turismo, na produção de energias renováveis, na logística, na economia criativa, na economia da cultura, na inteligência artificial, são promissoras, mas precisamos retomar as obras estruturadoras, como a conclusão da transposição do Rio São Francisco e da Transnordestina”, pontuou Tadeu Alencar.

O parlamentar pernambucano foi aparteado por vários colegas de parlamento.

2018-12-05T19:42:52+00:00 Dezembro 5th, 2018|Notícias|