Mão Santa e deputado Heráclito visitam Engenho Cultural São Francisco e prometem apoio

//Mão Santa e deputado Heráclito visitam Engenho Cultural São Francisco e prometem apoio

Em sua vinda a Parnaíba no final de semana o deputado federal Heráclito Fortes, acompanhado do prefeito Mão Santa, visitou o Engenho e Museu Cultural São Francisco, ao qual fez a doação de 3 telas do seu acervo pessoal, visto ser o deputado um grande amante das artes.

“Uma das telas é do pintor Piauiense Lucílio Albuquerque e outra de sua esposa, Georgina Albuquerque. E uma 3ª artista é uma jovem pintora piauiense, que eu invisto muito – Eulália. As outras são peças raríssimas e eu acho que é só o começo, porque vamos fazer mais doações, vou colaborar no que puder”, disse o deputado.

Heráclito Fortes lembrou que a primeira vez que esteve no local com Mão Santa ficou deslumbrado. “Eu não sabia que tesouro era esse aqui, e nem o próprio Mão Santa tinha a dimensão do seu tamanho. A coisa que me emociona é quem tem a coragem de, através da ação privada, fazer uma obra como esta. Eu gosto de arte. E quem gosta de arte, gosta dos detalhes. Eu vim aqui e observei as telas e as peças nas paredes e os cuidados como todo esse equipamento é tratado”, observou Heráclito.

Ele lembrou que durante mais de 100 anos Parnaíba teve o maior acervo cultural de artes plásticas do Piauí. “Os milionários de bom gosto que iam à Europa constantemente; iam ao Rio e São Paulo, compravam peças raríssimas e traziam para Parnaíba. Teresina não tinha essas peças. E aí você pergunta: Onde estão essas peças? Sumiram. Ou os ricaços levaram para o Rio, ou os ricos quebraram e perderam tudo”, pontuou.

O prefeito Mão Santa, saudando o deputado, disse ter ele muito a ver com Parnaíba, cidade que ele ajuda como político desde os tempos do ex-prefeito João Silva Filho. E sobre o Museu Cultural ele disse se tratar da maior obra cultural da história. E parabenizou o proprietário Jackson Cristiano pela iniciativa afirmando: “nosso governo tem que valorizar isso, que é uma bênção de Deus. A educação tem que apoiar, programando visitas. Governo é para apoiar, estimular e induzir”, disse o prefeito, convidando Jackson para receber a Medalha e do Diploma do Mérito Municipal, no dia 14 de agosto.

“Essas telas vão enriquecer ainda mais o nosso acervo. O nosso projeto gradativamente vai sendo conhecido e chamando à atenção para que as pessoas de Parnaíba e as que nos visitam tenham, além das belezas naturais, uma alternativa cultural para visitar e valorizar. Os artistas piauienses não tinham concentrado um único espaço para ficar à disposição dos que nos visitam. É muito bom saber que você não está sozinho e está sendo reconhecido e recebendo o apoio das autoridades”, disse Jackson Cristiano, agradecendo a visita.

 

Sobre o Engenho e Museu São Francisco

O Engenho São Francisco está localizado na cidade de Parnaíba e é uma iniciativa do ceramista e artista plástico Jackson Cristiano que, após visitar pela primeira vez em 2003, a oficina cerâmica do mestre pernambucano Francisco Brennand, passou a alimentar a ideia e o sonho de erguer em solo piauiense um local onde fosse possível abrigar, preservar e divulgar um acervo representativo de sua obra, fruto da inquietação e persistência do pesquisador, o que a torna dinâmica e em constante ebulição, bem como obras de outros artistas que compõem o cenário das artes visuais de sua região e Estado, além de disponibilizá-lo à visitação pública.

2018-06-04T15:19:31+00:00 Junho 4th, 2018|Na Mídia|