Democratas debatem educação midiática e combate às notícias falsas

//Democratas debatem educação midiática e combate às notícias falsas

A Câmara dos Deputados realizou nesta terça-feira (08) o Seminário “A importância da educação midiática na formação da cidadania e no combate às notícias falsas”, proposto pela liderança do Democratas. O líder da bancada na Câmara, deputado Rodrigo Garcia (SP), disse que o tema é atual e relevante, especialmente num ano eleitoral “quando mentiras vendidas como verdades podem destruir ideias, reputações e o futuro de uma nação”.

“Ao propor o debate destas questões, o Democratas mostra que está alinhado com as demandas e os temores da sociedade moderna, que quer mecanismos para que a mentira não se propague nas redes”, enfatizou Rodrigo Garcia.

O deputado Mendonça Filho (PE), que esteve à frente do Ministério da Educação até abril deste ano, foi um dos palestrantes. Segundo Mendonça, há um claro aumento no volume de informações, sobretudo nas mídias sociais, o que demanda uma educação voltada para essa nova e impactante realidade. “É preciso buscar o equilíbrio, tendo como base a liberdade de expressão, que é um elemento básico da democracia”, argumentou.

Para o deputado Heráclito Fortes (DEM/PI), a discussão é atual e necessária. “Hoje, tudo passa pela internet e o que torna essas “fake News” (notícias falsas) uma arma perigosa e ameaçadora é a rapidez com que elas são replicadas, compartilhadas e divulgadas através da internet e dos aplicativos de mensagens instantâneas, então o Democratas acerta quando leva essa discussão para dentro do Parlamento como uma maneira de não apenas alertar para o assunto, mas de contribuir no combate às notícias mentirosas que chegam ao extremo da desmoralização da verdade, comprometendo pessoas e reputações”, disse Heráclito Fortes.

*Com informações http://deputados.democratas.org.br

2018-05-09T21:01:17+00:00 Maio 9th, 2018|Notícias|